Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 22 de Junho 2026
Carregando jogos...

Em Notícias

Formação qualifica servidores e fortalece gestão de recursos na Educação da Bahia

BAHIA

Formação qualifica servidores e fortalece gestão de recursos na Educação da Bahia

Foto: Emerson Santos/Ascom SEC O fortalecimento da gestão pública e o aperfeiçoamento contínuo dos processos administrativos da rede estadual de ensino pautaram o início, nesta segunda-feira (15), da formação “Capacitação em contratações, contratos e prestação de contas”, realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). A atividade acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e prossegue até esta quarta-feira (17), reunindo profissionais que atuam diretamente na execução e no acompanhamento de recursos públicos.A formação foi estruturada para atualizar conhecimentos e aperfeiçoar práticas relacionadas às contratações públicas, à gestão e fiscalização de contratos administrativos, à execução de convênios e aos procedimentos de prestação de contas. Na rotina da SEC, esses processos estão diretamente ligados à contratação de serviços, aquisição de materiais, execução de projetos e funcionamento das ações educacionais desenvolvidas em toda a rede estadual.Para o secretário em exercício da Educação do Estado, Marcius Gomes, a iniciativa fortalece a articulação entre a SEC e os órgãos de controle e contribui para qualificar o trabalho dos profissionais que atuam na gestão educacional. “Quando preparamos nossos técnicos para lidar com temas como contratos, convênios e compras públicas, fortalecemos a administração dos territórios e garantimos melhores condições para atender às prioridades dos estudantes. Existe uma relação direta entre uma gestão eficiente dos recursos e a qualidade das ações que chegam à juventude baiana”, afirmou.Participam da programação cerca de 100 profissionais da rede estadual, entre gestores, fiscais de contratos, equipes técnicas e servidores vinculados aos setores de controle e acompanhamento administrativo. “A importância desta formação se traduz pelos resultados. Somente em 2025, realizamos 11 eventos voltados à capacitação em contratos e convênios na área da Educação, reforçando o compromisso com a qualificação permanente dos servidores. Aqui, os participantes têm a oportunidade de discutir questões práticas do dia a dia com técnicos que atuam diretamente na fiscalização, fortalecendo a execução e o controle dos recursos públicos”, destacou o conselheiro do TCE-BA, Inaldo da Paixão.Segundo o coordenador de Controle Interno da SEC, Luiz Expedito, a atividade integra o plano anual de formações da coordenação e tem caráter preventivo. “Nosso objetivo é fortalecer as medidas de compliance e preparar os técnicos administrativos para atuarem com mais segurança nos processos de contratação, licitação e prestação de contas. Isso contribui para evitar irregularidades, qualificar a gestão e garantir a correta execução das políticas públicas da Educação.”Com palestras, oficinas, estudos de caso e atividades colaborativas, a capacitação também aborda temas ligados à governança, transparência e controle interno. “Essas formações ajudam a dar mais segurança aos processos e a agilizar as demandas dos territórios, sempre em conformidade com a legislação”, ressaltou a diretora do Núcleo Territorial de Educação do Sudoeste Baiano (NTE 20), Lenira Souza.A iniciativa integra as ações de qualificação desenvolvidas pela SEC para fortalecer a gestão educacional e aprimorar procedimentos que impactam diretamente a execução das políticas públicas e o atendimento às demandas das unidades escolares da Bahia.Fonte: Ascom/SEC
Publicado por
LAPOENSE TV - 15 de Jun
Seagri consolida participação na Bahia Farm Show com avanços para agropecuária da Bahia

BAHIA

Seagri consolida participação na Bahia Farm Show com avanços para agropecuária da Bahia

Foto: Tiago Dantas- Ascom/Seagri A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) concluiu sua participação na 20ª edição da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, com uma agenda marcada por atendimentos aos produtores rurais, articulação de políticas públicas, reuniões técnicas e ações voltadas ao fortalecimento da agropecuária baiana. Realizada entre os dias 8 e 13 de junho, a feira registrou recorde de público, com mais de 172 mil visitantes, crescimento de 6% em relação ao ano anterior, segundo a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).Durante o evento, a Seagri concentrou esforços na aproximação dos serviços públicos aos produtores da região Oeste, promovendo o diálogo direto com o setor produtivo e buscando soluções para os desafios enfrentados no campo.“O foco da Seagri e dos órgãos parceiros foi aproximar os serviços públicos dos produtores rurais, considerando a distância entre a capital e a região Oeste. Nosso objetivo é fortalecer a parceria entre o poder público e a iniciativa privada para enfrentar desafios, impulsionar o desenvolvimento sustentável da agropecuária e ampliar ainda mais o protagonismo da Bahia nos cenários nacional e internacional”, destacou o secretário da Agricultura da Bahia, Vivaldo Góis.No estande do Governo do Estado, foram discutidas iniciativas estratégicas para o desenvolvimento regional, como o avanço do processo de reconhecimento da Indicação Geográfica do algodão baiano, a ampliação da oferta de serviços públicos aos produtores e a análise da viabilidade de implantação de uma agroindústria para beneficiamento de tilápia na região.A programação também incluiu visitas técnicas a propriedades rurais ligadas à produção de grãos e à pecuária, além do acompanhamento de projetos inovadores, como o novo Centro de Análise de Fibras da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), que conta com certificação do Centro Tecnológico Agropecuário da Bahia (Cetab).Como forma de reconhecer a contribuição de produtores para o desenvolvimento do agro no Oeste baiano, a Seagri realizou a entrega da Medalha Joaquim Ignácio da Costa Filho a 22 pioneiros que ajudaram a transformar a região por meio da adoção de tecnologias e da expansão da produção agrícola. Também foi promovida a premiação da terceira edição do Concurso da Qualidade do Mel, iniciativa que valoriza e incentiva a apicultura baiana.Por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), foram entregues certificados do Programa de Incentivo à Cultura do Algodão da Bahia (Proalba), além de certificações que ampliam mercados para agroindústrias baianas. Entre elas, o certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), concedido à empresa Flor de Lis Indústria e Comércio Ltda., de Luís Eduardo Magalhães, permitindo a comercialização de seus produtos em todo o país, e o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), destinado à Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares (Coomaf), de Barreiras, habilitando a venda em todo o território baiano.A Adab também promoveu atendimentos e orientações técnicas aos produtores rurais, além de ações de capacitação em sanidade animal e vegetal, realizadas em parceria com a Bahiater, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).A Bahia Pesca apresentou ao público programas voltados ao fortalecimento da pesca e da aquicultura, entre eles o Peixe Vivo, o Meu Viveiro, o Tá na Rede e o Fênix. Um dos destaques foi o tanque itinerante, que permitiu aos visitantes conhecerem espécies cultivadas na piscicultura baiana, como a tilápia.Integrando a estrutura do Governo do Estado na feira, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) também registraram resultados expressivos, com 456 atendimentos relacionados a processos de licenciamento ambiental e outorga de uso dos recursos hídricos.
Publicado por
LAPOENSE TV - 15 de Jun
Hemoba realiza seminário sobre inclusão e qualidade de vida das pessoas com doença falciforme

BAHIA

Hemoba realiza seminário sobre inclusão e qualidade de vida das pessoas com doença falciforme

Foto: O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDF/Hemoba) promove, no dia 17 de junho, o seminário “Eu no Mundo – Conhecimento e Inclusão das Pessoas com Doença Falciforme”. O evento reunirá profissionais de saúde, pesquisadores, pacientes, familiares e representantes de associações para discutir os desafios e avanços relacionados à enfermidade. A programação será realizada das 8h às 17h, no auditório da sede da Hemoba, em Salvador, como parte das celebrações pelo Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme.O seminário propõe um espaço de diálogo, informação e fortalecimento das pessoas com doença falciforme e seus familiares, reafirmando direitos, potencialidades e caminhos para a inclusão social, educacional e laboral. Na programação, estão previstas palestras sobre diagnóstico, tratamento, assistência farmacêutica e acesso a medicamentos, complicações crônicas da doença, transfusão sanguínea, fisioterapia, enfermagem, o Censo das Pessoas com Doença Falciforme e a importância da pesquisa para o desenvolvimento de novas terapias e estratégias de cuidado.O evento também contará com a participação de associações de pessoas com doença falciforme, promovendo o diálogo entre pacientes, familiares e profissionais de saúde. Outro destaque será o “Café com Saúde”, espaço de troca de experiências e orientações com profissionais das áreas de Psicologia, Odontologia e Serviço Social.O Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme (17/06) foi uma data criada pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de aumentar o conhecimento e a compreensão da população sobre a enfermidade e os desafios vivenciados pelos pacientes, seus familiares e cuidadores. A Bahia é o estado que apresenta a maior incidência de DF no Brasil, estimada em 1 caso para cada 650 nascimentos, enquanto no país estima-se o nascimento de 700 a 1.000 casos novos anuais. A doença caracteriza-se por uma alteração nos glóbulos vermelhos que adquirem o aspecto de uma foice (falciforme), dificultando a passagem do sangue pelos vasos sanguíneos.No estado, o CERPDF/Hemoba é especializado no tratamento de pessoas com doença falciforme, realizando atendimento ambulatorial nas especialidades de hematologia, gastroenterologia, nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, ortopedia, serviço social e assistência farmacêutica. Possui uma agência transfusional e oferece doppler transcraniano, fundamental para diagnóstico precoce de alterações de vasos cerebrais relacionadas com o desenvolvimento de AVC.
Publicado por
LAPOENSE TV - 15 de Jun

Nossas notícias

no celular

Receba as notícias do Lapoense TV no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Facebook
Entrar

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Lapoense TV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR